Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

A falta de exercício pode ser fatal

 

A falta de exercício pode ser fatal

Um dia, no Verão de 2001, Dan Radin decidiu correr até o fim do seu condomínio. Para muitas pessoas, essa curta distância poderia ser percorrida num minuto ou dois. Mas Radin, então um jovem de 21 anos com 115 quilos, mal conseguiu chegar ao fim, tendo muitas dificuldades para voltar para casa. Mesmo assim, recusou desistir e aumentou a distância que percorria diariamente. Demorou três meses até ser capaz de correr mais de 1 km, mas o desafio mudou sua vida.

Hoje, Radin, um editor de marketing em Los Angeles, faz uma hora de exercício físico quase todos os dias da semana. É um jovem elegante, com 77 quilos de músculo. No checkup anual, o médico realçou que a sua baixa pressão arterial e nível de colesterol até estavam provavelmente melhores do que antes de ter ganho peso em excesso nos finais dos anos 1990. "Emagrecer muito e modificar o nosso corpo tem um forte impacto", afirma Radin.

Mais do que ele poderia esperar. De acordo com um estudo realizado com 4.300 pessoas, publicado na revista American College of Sports Medicine, pessoas com fraca condição física tinham risco de mortalidade - por causas variadas - três vezes maior e um risco de mortalidade por doença cardiovascular quatro vezes maior do que as pessoas com melhor condição física. Em outras palavras, se melhorar a sua condição física, terá mais probabilidade de viver mais tempo.

Esse estudo é apenas mais um entre uma série de pesquisas recentes com crianças e adultos que estabelece a ligação entre o sedentarismo ou a obesidade e fracos resultados em termos de saúde. Não é segredo para ninguém que o exercício é essencial para se ter uma saúde ótima, mas muitos de nós deixam a semana passar sem fazer nada mais do que uma rápida caminhada. Contudo, descuidar do peso e da condição física é um caminho certo para aumentar o risco de doenças e problemas que comprometem a longevidade.

O exercício como um medicamento
Ainda que a atividade física seja apenas um dos elementos para desenvolver a condição física - os outros incluem o estado de saúde geral e a predisposição genética - a verdade é que o exercício é fundamental.

Segundo Jonathan Myers, coautor do estudo da ACSM e cientista investigador no âmbito da saúde na VA Palo Alto Health Care System no norte da Califórnia, a quantidade ideal de exercício é meia-hora de atividade de nível moderado a intenso, cinco dias por semana. Melhor ainda é uma hora de exercício na maioria dos dias da semana.

Quando Myers e seus colegas dividiram os 4.300 participantes no estudo em diferentes grupos de acordo com a sua condição física e estudaram-nos durante quase 20 anos, os que tiveram melhores resultados atingiam o patamar de cinco horas de exercício físico por semana. Aqueles com a pior condição física tinham um risco de mortalidade geral três vezes mais elevado. Dos participantes nessa categoria, 170 morreram devido a várias causas, enquanto no grupo com melhor condição física apenas 55 morreram.

"Temos analisado isso durante os últimos 20 anos, e os resultados repetem-se", afirma Myers. Segundo ele, cinquenta anos de pesquisas epidemiológicas demonstraram que as pessoas em melhor forma ou fisicamente mais ativas têm uma taxa de mortalidade mais reduzida.

Um estudo publicado na semana passada no British Medical Journal encontrou uma correlação semelhante entre o aumento de peso e a preservação de um estado de saúde ótimo à medida que uma pessoa envelhece. Das 17.000 mulheres que participaram do estudo durante 20 anos, as que tinham excesso de peso aos 18 anos de idade e engordaram mais do que 10 quilos até os 50 tinham menos probabilidade de ter um estado de saúde ótimo. Por cada 5 quilos ganhos durante esse período, as chances de "sobrevivência saudável" diminuiram 5%.

Contudo, nunca é tarde demais para se começar a fazer exercício. O estudo de Myers demonstra que existem enormes benefícios para que as pessoas sedentárias mudem os seus hábitos. Quando os pesquisadores compararam o grupo com pior condição física com o grupo seguinte com pior condição física, constataram uma diferença assombrosa: o fato de o risco de mortalidade ser duas vezes maior devia-se, predominantemente, a variações na atividade física, e a outros fatores de risco, como a hipertensão e a diabetes.

"Ainda não sabemos por que o exercício tem um impacto tão grande ao nível da prevenção. Mas a condição física de uma pessoa consegue suplantar os fatores de risco tradicionais", como o tabagismo e a elevada pressão arterial, "na previsão da mortalidade."

As crianças não estão bem
Muito embora a condição física se torne uma grande preocupação na idade adulta, quando o envelhecimento e o advento das doenças crônicas tornam o exercício obrigatório, existem cada vez mais evidências de que a atividade física na infância tem grande influência, a longo-prazo, na saúde de uma pessoa.

Kathleen F. Janz, professora no Departamento de Saúde e Estudos Desportivos e Epidemiologia na Universidade de Iowa, descobriu num estudo recente que as crianças que têm vidas menos ativas têm maior probabilidade de ter excesso de peso anos mais tarde.

Janz estudou 333 crianças de 5 anos de idade durante oito anos, monitorando a sua atividade física com um aparelho conhecido como acelerómetro, e medindo a massa de gordura dos indivíduos através da imagiologia. Os benefícios da atividade física na prevenção de problemas de saúde, segundo Janz e os outros coautores do estudo, são constatados também na infância: as crianças mais activas aos cinco anos de idade tinham significativamente menor índice de gordura aos 8 e 11 anos quando comparadas com as crianças do grupo que com menos actividade física.

"Não é raro que existam janelas de oportunidade para períodos críticos nos quais é mais importante fazer as coisas certas", afirma Janz. A infância é um desses períodos, acrescenta.

Não é apenas o nível de gordura que conta. Um estudo recente publicado na Circulation descobriu que as pessoas com diabetes do tipo 2 e os jovens obesos possuem uma artéria carótida mais espessa, uma associação que anteriormente só tinha sido constatada nos adultos, o que poderá fazer com que corram risco maior de enfarte e ataque cardíaco mais tarde.

Tal como Jonathan Myers do Palo Alto Health Care System, Janz afirma que os benefícios do exercício ao nível preventivo são imediatos, independentemente de quando foi a última vez que uma pessoa fez exercício. Obviamente que Dan Radin se considera um exemplo daquilo que pode ser alcançado com suficiente determinação e orientação.

"Não cresci praticando esportes", afirma. "Fazer exercício foi algo que tive de descobrir sozinho." Contudo, ele está muito longe de utilizar a esquina do prédio como referência ou saída para uma vida mais longa e mais saudável : sua próxima meta é participar numa prova de triatlo.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Exercícios para fortalecimento da Musculação vaginal

Exercícios para fortalecimento da Musculação vaginal

GINÁSTICA FACIAL NO BRASILPróximo

COMO PERDER GORDURA LOCALIZADA NO BRASIL

LIPOESCULTURA NO BRASIL

JUMP FIT: GINÁSTICA CONTRA CELULITE NO BRASIL

PLÁSTICAS PARA TORNEAR OS BRAÇOS NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.