Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

BARACK OBAMA NOBEL DA PAZ 2009

 

BARACK OBAMA NOBEL DA PAZ 2009

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ganhou na sexta-feira o Prêmio Nobel da Paz por dar ao mundo a "esperança de um futuro melhor" e lutar pelo desarmamento nuclear, uma decisão surpreendente que atraiu tanto elogios quanto críticas fortes. Obama está no cargo há menos de nove meses e ainda não obteve nenhum êxito expressivo na política externa, razão pela qual a decisão do Comitê Nobel Norueguês foi recebida com perplexidade por jornalistas em Oslo. O comitê elogiou Obama por "seus extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos," mas críticos - especialmente no mundo árabe e islâmico - consideraram a decisão prematura.

O porta-voz de Obama o acordou para dar a notícia quando ainda era madrugada em Washington, e uma fonte do governo disse que o presidente recebeu o prêmio "com humildade". Ao ser questionado sobre o fato de que muita gente no mundo inteiro ficou perplexa com o anúncio, David Axelrod, assessor especial de Obama, disse: "Assim como nós." Obama, de 48 anos, tem defendido o desarmamento e se empenhado pela retomada do processo de paz do Oriente Médio. "Muito raramente uma pessoa capturou a atenção mundial na mesma extensão que Obama e deu ao seu povo esperança de um futuro melhor," justificou o comitê do Nobel.

Estadistas como Nelson Mandela e Mikhail Gorbachev, ambos já laureados com o Nobel, elogiaram a decisão. Outros setores disseram que a homenagem foi apressada e não-merecida. Em Bagdá, o trabalhador braçal Issam al Khazraji disse: "Ele não merece o prêmio. Todos esses problemas - Iraque, Afeganistão - não foram resolvidos. O homem da 'mudança' não mudou nada ainda." Liaqat Baluch, dirigente do grupo religioso conservador paquistanês Jamaat-e-Islami, qualificou o prêmio como uma "piada" constrangedora. Já o negociador palestino Saeb Erekat elogiou a escolha e manifestou esperança de que Obama "consiga obter a paz no Oriente Médio."

Thorbjoern Jagland, presidente do Comitê Nobel, rejeitou insinuações de jornalistas de que Obama estaria recebendo o prêmio cedo demais, argumentando que ele já fez muita coisa no último ano. "Esperamos que isso possa contribuir um pouquinho para enfatizar o que ele está tentando fazer," afirmou Jagland em entrevista coletiva. O comitê disse ter dado "especial importância à visão e ao trabalho de Obama por um mundo sem armas nucleares," além de ter "criado um novo clima na política internacional." Sem citar seu antecessor George W. Bush, o comitê salientou as diferenças no envolvimento dos EUA com o resto do mundo desde a mudança de governo em Washington, em janeiro.

O presidente foi acordado por seu porta-voz, Robert Gibbs, pouco antes das 6 horas (horário local), com a surpreendente notícia da premiação, contou um funcionário da Casa Branca. O prêmio será entregue em Oslo em 10 de dezembro, data do aniversário da morte de seu fundador, o industrial e filantropo sueco Alfred Nobel. O prêmio inclui uma medalha, um diploma e um cheque no valor de 10 milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros). No ano passado, o vencedor do prêmio foi o finlandês Martti Ahtisaari. Um ano antes foi a vez de Al Gore e do painel de mudança climática da ONU.

A seguir, a íntegra do comunicado do comitê:

O Comitê Nobel Norueguês decidiu que o Prêmio Nobel da Paz 2009 será atribuído ao presidente Barack Obama por seus extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos. O comitê deu muita importância à visão e aos esforços de Obama na perspectiva de um mundo sem armas nucleares.

Como presidente, Obama gerou um novo clima na política internacional. A diplomacia multilateral voltou a ocupar uma posição central, com ênfase no papel que as Nações Unidas e outras instituições podem desempenhar.

Preferimos o diálogo e as negociações como instrumentos para resolver inclusive os conflitos internacionais mais difíceis. A visão de um mundo livre de armas nucleares estimulou poderosamente as negociações sobre o desarmamento e o controle armamentista. Graças à iniciativa de Obama, os Estados Unidos desempenham atualmente um papel mais construtivo para enfrentar os grandes desafios climáticos que o mundo enfrenta. A democracia e os direitos humanos serão fortalecidos.

Raríssimas vezes uma pessoa atraiu a atenção mundial e deu a seu povo a esperança de um futuro melhor, tanto como Obama. Sua diplomacia está baseada no conceito de que quem tem que dirigir o mundo deve fazê-lo baseando-se em valores e atitudes que são compartilhadas pela maior parte da população mundial.

Há 108 anos, o Comitê Nobel Norueguês vem tentado estimular precisamente esta política internacional e estas atitudes das quais Obama é atualmente o principal porta-voz mundial. O Comitê apoia o apelo de Obama de que 'chegou a hora de todos nós assumirmos nossa parte de responsabilidade para uma resposta global a desafios globais.'

 

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

 

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.