Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Velório de presidente da Polônia é aberto ao público

 

Velório de presidente da Polônia é aberto ao público

Varsóvia, 13 abr (EFE).- O velório do presidente da Polônia, Lech Kaczynski, e de sua esposa Maria foi aberto ao meio-dia ao público no Palácio Presidencial de Varsóvia, diante do qual milhares de pessoas aguardavam para se despedir do casal.

Os féretros fechados de Kaczynski e de sua esposa estão colocados sobre catafalcos pretos, cobertos com a bandeira da Polônia e com coroas de flores brancas, em frente a um corredor com tapete vermelho pelo qual os cidadãos podem circular para render honras ao casal presidencial.

Uma escolta militar de oito homens, quatro soldados por féretro, vela pelos falecidos.

Os primeiros a se despedirem do casal foram a filha deles, Marta, e o irmão gêmeo do presidente, Jaroslaw Kaczynski.

O bispo de Varsóvia Kazimierz Nycz comandou uma breve cerimônia religiosa para os familiares e as pessoas mais próximas ao casal.

Pouco depois prestou homenagem aos mortos o primeiro-ministro, Donald Tusk, acompanhado pelos membros de seu gabinete ministerial.

O velório foi aberto poucas horas depois da chegada a Varsóvia em um avião militar dos restos mortais de Maria Kaczynski que, após uma breve cerimônia militar e religiosa, foram transferidos em uma caravana até o Palácio Presidencial.

O carro fúnebre de Maria Kaczynski, cujo corpo só foi identificado pela aliança matrimonial, realizou o mesmo percurso que o de seu marido.

Milhares de poloneses foram às ruas para homenagear a primeira-dama, que gozava de grande estima entre a população por sua defesa aos direitos da mulher.

"Queremos que todo polonês que deseje apresentar seus cumprimentos possa fazê-lo", disse Jacek Sasin, porta-voz da Presidência.

Segundo o porta-voz presidencial, o sepultamento de Lech Kaczynski e de sua esposa, ocorrerá no domingo, um dia depois da realização da homenagem oficial a todas as vítimas do acidente aéreo de Smolensk (Rússia).

Sasin especificou que, embora o funeral coletivo esteja previsto para o sábado, "a data definitiva dependerá de quando sejam repatriados todos os corpos".

A catástrofe ocorreu neste sábado, quando o avião presidencial caiu na manobra de aterrissagem no aeroporto russo de Smolensk.

Na aeronave, estava a comitiva presidencial que iria participar da cerimônia em lembrança dos 20 mil oficiais e soldados poloneses assassinados pelos serviços secretos de Stalin, em Katyn (Rússia), há 70 anos.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.