Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Sites no Brasil - Notícias Destacadas do Brasil e do Mundo

 

1ª entrevista na TV em um ano de Fidel Castro

O líder revolucionário e ex-ditador cubano Fidel Castro apareceu nesta segunda-feira com boa aparência em uma entrevista gravada para um programa da TV local, em seu primeiro vídeo divulgado em quase um ano. A entrevista foi concedida a um jornalista do programa "Mesa Redonda", da TV estatal cubana, e retransmitida pela rede americana CNN.

Fidel falou sobre assuntos internacionais, mostrando estar acompanhando os assuntos mesmo fora do governo. Ele disse que o afundamento do navio sul-coreano Cheonan foi resultado de uma conspiração dos EUA para desestabilizar a península coreana. Os EUA teriam plantado uma mina no navio para provocar uma guerra entre as Coreias do Norte e do Sul, segundo Castro.

Fidel também alertou para uma possível guerra entre EUA e Irã por conta do programa nuclear do país persa. Ele falou sobre um iminente ataque dos EUA e Israel ao Irã, e advertiu que o líder iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, "responderá".

Vestindo uma jaqueta azul e camisa xadrez, Fidel falou devagar, mas aparentando estar calmo e convincente.

Em seu último vídeo, em agosto de 2009, Fidel apareceu em sua casa com um grupo de estudantes venezuelanos.

Suas participações anteriores no programa "Mesa Redonda", em junho e setembro de 2007, também foram gravadas, mas em sua residência. No vídeo de hoje, ele aparece em um escritório, em local não especificado, em frente a uma mesa cheia de papeis.

O vídeo levanta dúvidas sobre por que Fidel estaria aparecendo em público neste momento, após tanto tempo afastado das câmeras, e sobre o quanto ainda influencia nas decisões políticas da ilha.

FOTOS NO BLOG

Fidel Castro fez sua primeira aparição pública desde que ficou doente há quatro anos em uma visita na última quarta-feira (7) a um centro de pesquisas em Havana. Fotos tiradas com uma câmera de celular e publicadas no blog pró-governo mostram Castro, 83, sorrindo e conversando com as pessoas que teriam se reunido ao seu redor quando deixava o Centro Nacional para Investigações Científicas.

A blogueira, Rosa C. Baez, escreveu que Castro foi visto fazendo uma "visita surpresa" ao centro na quarta-feira e parou para cumprimentar e "mandar beijos" para o grupo que esperava por um chance para vê-lo.

A aparição de Fidel na TV chega em meio ao processo de libertação de 52 presos políticos cubanos.

HISTÓRICO

Após liderar a revolução de 1959 que tirou do poder um ditador apoiado pelos EUA, Fidel governou Cuba por 49 anos e dominou a vida da ilha com seus vários e longos discursos televisionados e aparições públicas.

Ele deixou o poder em fevereiro de 2008 e Raúl Castro, 79, oficialmente assumiu a Presidência em votação pela Assembleia Nacional.

Apesar de estar longe dos olhares curiosos, Fidel manteve sua presença pública por meio de colunas de opinião escritas para a imprensa estatal cubana, e ainda tem um papel importante nos bastidores.

Por mais de um ano, suas colunas dedicaram-se quase exclusivamente a temas internacionais. Ele disse ter sido avisado de que suas colunas sobre assuntos internos estavam interferindo no trabalho do governo.

Nas últimas semanas, Fidel previu em suas colunas que o mundo está à beira de uma guerra nuclear, que deve se espalhar a partir do conflito entre os EUA e o Irã por causa das sanções internacionais contra o programa nuclear iraniano.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

FOTOS DE FIDEL CASTRO

Livro mostra Che Guevara como um homem fanático, sanguinário e cruel

Cuba não deseja voltar à OEA diz Fidel Castro

INFORMAÇÕES SOBRE CUBA

Raúl Castro completa um ano de governo

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.