Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Sites no Brasil - Notícias Destacadas do Brasil e do Mundo

 

Maré negra a um 11 de Setembro ecológico

GULFPORT, EUA (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comparou o desastre causado pela mancha de petróleo no Golfo do México a um 11 de setembro de 2001 ecológico, durante sua quarta visita à zona afetada pelo vazamento de petróleo, preparando-se para um pronunciamento solene sobre a catátrofe, nesta quarta-feira.

Da mesma forma com que os ataques do 11 de setembro modificaram profundamente a política externa dos Estados Unidos, este desastre ecológico "vai nos levar a repensar nossa política ambiental e energética", estimou Obama, em entrevista concedida ao jornal Politico.

A tragédia mostra que é tempo de "fazer a transição" para novas fontes de energia, completou o presidente, cuja administração tenta fazer aprovar no Congresso uma lei de redução das emissões de gases de efeito estufa.

Mais de oito semanas após a explosão da plataforma Deepwater Horizon, administrada pela companhia de petróleo British Petroleum, na costa de Louisiana, a prioridade imediata continua sendo a de fechar o poço de onde escoa petróleo a mais de 1,5 km de profundidade - objetivo que deve ser atingido em meados de agosto, quando os outros poços secundários estarão prontos.

A BP, que conseguiu captar parte do fluxo, 15 mil barris por dia, através de um "funil" com eficácia limitada, anunciou nesta segunda-feira, em resposta a um pedido do governo Obama, que prevê aumentar o número de barris para 50 mil por dia (8 milhões de litros) até o fim de junho.

As autoridades americanas seguem incapazes de avaliar com precisão a quantidade de petróleo que vaza, estimando em cerca de 20 mil a 40 mil barris por dia.

Obama deixou Washington para uma viagem de dois dias, passando pelos estados afetados Mississipi, Alabama e Flórida.

Na primeira escala, em Gulfport (Mississipi), ele se encontrará com o chefe da guarda-costeira encarregado de coordenar as operações que tentam impedir o vazamento e recuperar o petróleo despejado, Almirante Thad Allen.

De acordo com um alto funcionário da Casa Branca, o presidente participará de "uma mesa-redonda com moradores da região" que vivem principalmente da pesca e do turismo, dois setores afetados pela catástrofe.

Obama inspecionará depois, no Alabama, um depósito de equipamentos utilizados nas operações. Na terça-feira, o presidente irá a Pensacola, área turística do oeste da Flórida, antes de embarcar em um voo de volta a Washington, onde deve pronunciar um discurso dedicado à maré negra, no Salão Oval, às 20h00 (21h00 de Brasília).

Esta visita é uma prova da disposição da Casa Branca em retomar o controle da situação. Obama quer "apresentar as etapas que virão a partir de agora para que esta crise seja superada", segundo seu principal conselheiro, David Axelrod.

Ele deverá se reunir na quarta-feira, na Casa Branca, com o presidente e com o diretor da BP, Carl-Henric Svanberg e Tony Hayward.

O grupo britânico estimou nesta segunda-feira que o vazamento já custou à empresa 1,6 bilhão de dólares.

A empresa sofreu pressões do governo americano para reduzir ou suspender a concessão de seus dividendos. Axelrod mencionou, também, a exigência de criação de uma conta embargada financiada pela BP para assegurar o pagamento das indenizações às vítimas.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Vazamento de petróleo segue e EUA falam em 'esperar pelo pior'

PETRÓLEO NO BRASIL

BP controla vazamento de petróleo no Golfo do México

Brasil pode ter novo reservatório gigante de petróleo, diz ANP

Há 2º vazamento no Golfo do México

Brasil debate integração em petróleo com Argentina

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.