Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Sites no Brasil - Notícias Destacadas do Brasil e do Mundo

 

Ex-reféns das Farc elogiam operação de resgate

Bogotá, 14 jun (EFE).- Os três membros da Polícia e um do Exército da Colômbia resgatados em uma operação militar por um comando de elite se reencontraram hoje em Bogotá com seus familiares, depois de passarem 12 anos sequestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O general Luis Mendieta e os coronéis Enrique Murillo e William Donato Gómez, da Polícia, assim como o sargento do Exército Arbey Delgado, chegaram à base aérea de Catam, em Bogotá, onde encontraram e abraçaram seus entes queridos. Muito emocionados, alguns deles viram seus filhos pela primeira vez.

Os ex-reféns fizeram declarações à imprensa e agradeceram ao presidente Álvaro Uribe, às Forças Armadas e aos jornalistas que se solidarizaram com eles e usaram seus meios para que eles pudessem ter notícias de suas famílias.

A "Operação Camaleão", como foi batizada, foi "perfeita e impecável", reconheceram os resgatados, assim como o chefe do Exército colombiano, Óscar González, e o diretor da Polícia Nacional, Óscar Naranjo.

No início da tarde de domingo, Uribe anunciou, em Quibdó, capital do departamento de Chocó, as libertações de Mendieta e Murillo, antes de confirmar a de Delgado.

A incerteza surgiu quando o Exército reconheceu que não tinha encontrado o quarto sequestrado, o coronel Donato Gómez, que durante o primeiro enfrentamento com os guerrilheiros fugiu e se escondeu até a manhã desta segunda-feira, quando os militares o acharam.

Inicialmente, os quatro foram levados de Calamar, no departamento de El Guaviare, onde foi realizada a operação, para a base militar de Barrancón, e de lá para San José del Guaviare, capital departamental.

Depois foram levados a bordo de um Antonov para Bogotá, onde os quatro ressaltaram que foram resgatados em uma operação "limpa", "transparente" e "histórica".

O general Mendieta, policial com mais alto cargo sequestrado pelas Farc, contou que houve cerca de 20 minutos de combates e "cada um tomou um rumo diferente, cada um saiu por seu lado".

Nesse momento, os sequestrados eram custodiados por seis guerrilheiros, liderados por um homem conhecido como Jesús e sua companheira, que, "quando começaram os disparos, saíram correndo do acampamento para diferentes lugares da floresta", disse Mendieta.

O alto oficial, além de expressar uma "cordial e respeitosa saudação de agradecimento" ao presidente Uribe, também falou palavras emocionadas para o ministro da Defesa Gabriel Silva e para a cúpula do Exército, assim como para a imprensa.

"Saio no momento sem saber muitas coisas do mundo, do país, além dos 12 anos de atraso acadêmico, intelectual", admitiu.

Enquanto isso, o sargento Delgado, abraçado a suas duas filhas, lembrou que tinha 29 anos quando foi sequestrado e hoje tem 41.

"Os guerrilheiros saíram correndo, deixaram os fuzis e os equipamentos", disse, sobre a operação.

Já o coronel Donato Gómez, a quem o Exército buscou durante toda a noite, também agradeceu a Uribe por sua libertação.

"Esperamos 12 anos. O Exército, que se preparou durante tantos anos, hoje atuou de forma limpa e transparente. Eu não sei com que comparar esta operação", insistiu.

Por último, o coronel Murillo repetiu os agradecimentos e citou vários nomes de jornalistas e meios de comunicação que se solidarizaram com os sequestrados.

"Foi uma operação de inteligência muito especializada, muito minuciosa", disse o chefe do Exército colombiano, enquanto o diretor da Polícia Nacional afirmou que as famílias dos sequestrados foram "um símbolo e testemunho de vida" durante estes longos 12 anos.

Segundo um primeiro boletim médico, os libertados, apesar de terem passado todo esse tempo em cativeiro, estão razoavelmente bem de saúde, mas uma avaliação completa será realizada depois de passarem um tempo com seus familiares.

Os quatro resgatados faziam parte de uma lista de policiais e militares sequestrados pelas Farc, que a guerrilha pretende trocar por insurgentes presos.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Colômbia pede às Farc para agilizarem a libertação de reféns

Vídeo da operação de resgate de Ingrid Betancourt

Risoterapia melhora saúde e qualidade de vida

Ingrid Betancourt Nobel da Paz

Clara Rojas questiona compra de armas por Brasil e Venezuela

Clara Rojas diz que não votaria em Ingrid Betancourt para a ...

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.