Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Sites no Brasil - Notícias Destacadas do Brasil e do Mundo

 

Evo Morales acusa EUA de incentivar o narcotráfico

O presidente da Bolívia, Evo Morales, acusou nesta segunda-feira os Estados Unidos de incentivar e proteger o narcotráfico na Bolívia após assegurar que o país paga ou fornece ajuda econômica a juízes e promotores, a quem acusou de deixar narcotraficantes em liberdade.

"Os Estados Unidos, em vez de buscar erradicar o narcotráfico, só o protege, encobre e fomenta o narcotráfico, o usa para um controle político de nossos países para nos condicionar e chantagear", disse Morales durante um ato público.

"Esta ajuda com a participação dos Estados Unidos, com esses fundos...me animaria a dizer que incentiva o narcotráfico. Como é possível que juízes e promotores que recebem dinheiro da NAS norte-americana podem libertar esta classe de narcotraficantes?", afirmou Morales, referindo-se ao sequestro de um possível chefe de um grupo de narcotraficantes que foi detido anos atrás e logo libertado, e cujos guarda-costas foram assassinados.

A NAS é a sessão antinarcóticos responsável pela administração e coordenação dos recursos que o governo dos Estados Unidos enviam à Bolívia.

Em meados de maio foram encontrados seis mortos na região oriental de Santa Cruz, dentre eles três sérvios e três bolivianos, que supostamente protegiam Williams Rosales, um chefe do narcotráfico que foi sequestrado em um ajuste de contas com outro grupo de traficantes. Morales explicou que após estas mortes suspeitas, investigou o caso e descobriu que o juiz Roque Leaños, que cuidou do caso de Rosales em 2008 após sua prisão por narcotráfico em três ocasiões, o deixou em liberdade.

"Este doutor, juiz (Leaños) de narcóticos recebe 8 mil bolivianos (cerca de US$ 1.145) de salário mensal dos Estados Unidos e, obviamente, recebe salário do Estado boliviano. Por isso, esta libertação levanta muitas suspeitas", disse.

A embaixada dos Estados Unidos em La Paz anunciou que está analisando o discurso do presidente boliviano. As declarações de Morales foram feitas um dia antes da chegada do secretário de Estado adjunto dos Estados Unidos para a América Latina, Arturo Valenzuela, segundo uma mensagem que ele publicou no twitter.

Morales também se referiu à ajuda contra o narcotráfico que os Estados Unidos concedem à Colômbia, país que recebe - segundo disse - US$ 469 milhões de dólares e "continua sendo o primeiro país exportador de cocaína e desde 1952 existe cooperação, então, a Colômbia deveria ser o país modelo de luta contra o narcotráfico".

O governo de Morales expulsou o embaixador norte-americano em La Paz em setembro de 2008 por suspeitas de ingerência em assuntos internos. Também expulsou a DEA (agência antidrogas norte-americana) e um ano depois expulsou um diplomata da embaixada.

Com frequência, o presidente Morales diz que seu governo está melhor sem os Estados Unidos. Apesar disso, Morales reconheceu que o narcotráfico "se infiltra nos poderes e nas estruturas de Estado, não somente na Bolívia como também em todo o mundo". Ele anunciou que vai "nacionalizar a luta contra o narcotráfico na qual também é importante a participação dos Estados Unidos e da Europa".

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Brasil e Paraguai acertam medidas de combate ao tráfico

Laura Chinchilla é a nova presidente da Costa Rica

Venezuela se prepara para romper com a Colômbia

Bolívia muda lei e exporta coca para o Brasil

Presidente interino de Honduras prepara equipe de governo

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.