Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Sites no Brasil - Notícias Destacadas do Brasil e do Mundo

 

Vazamento de petróleo segue e EUA falam em 'esperar pelo pior'

Após o fracasso de sua operação para conter o vazamento de petróleo no golfo do México, a BP anunciou ontem um novo plano, enquanto admite que não conseguirá fazer o vazamento parar nas próximas semanas. "Se conseguirmos conter o fluxo do poço até agosto, fazendo com que não se derrame mais óleo no mar, será uma saída positiva", disse Bob Dudley, diretor-geral da BP, após constatar que a tentativa de injetar resíduos sólidos no poço não havia conseguido deter o óleo.

Essa estratégia, chamada de "top kill", foi abandonada em definitivo. "Estamos decepcionados. Não fomos capazes de controlar o fluxo do poço. O vazamento foi enorme", disse Dudley. A BP tinha dito antes que o "top kill" tinha entre 60% e 70% de chance de funcionar.

Enquanto isso, Carol Browner, conselheira sênior de Barack Obama na área ambiental, disse que o governo está "se preparado para o pior". Ela disse que "o povo americano precisa saber" que a Casa Branca está preocupada com a possibilidade de o problema não se resolver nos próximos meses.

Pelo menos 80 milhões de litros do combustível fóssil foram derramados no mar desde o desastre começou, há cinco semanas.

Browner reafirmou que o desastre ambiental é "provavelmente o pior que já enfrentamos neste país", deixando para trás o derramamento de óleo provocado pelo petroleiro Exxon Valdez, no Alasca, em 1989.

TENTE OUTRA VEZ

A BP tentará agora usar uma cúpula de contenção similar à utilizada no início de maio. Ela falhou porque cristais de gelo se formaram, impedindo que o petróleo fosse canalizado a uma plataforma na superfície.

Segundo Dudley, o fracasso trouxe lições para os engenheiros que poderiam ser utilizadas na nova cúpula.

O chefe das operações da BP, Doug Suttles, admite, porém, que mesmo se a operação for bem sucedida, só poderá conter parte do petróleo. Isso porque os engenheiros perceberam que não será possível fazer uma cúpula com um encaixe perfeito, que canalize todo o petróleo.

Por isso, a empresa está fazendo novas perfurações. A ideia é canalizar o petróleo por um poço secundário, fazendo com que a pressão do reservatório diminua e o vazamento se reduza até parar.

Essas perfurações vão levar, porém, pelo menos dois meses até ficarem prontas. A conselheira de Obama reforçou que o governo está pressionando a BP para que elas saiam o quanto antes.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Obama suspende exploração de petróleo em alto mar

ENGENHARIA DE PETRÓLEO NO BRASIL

PETRÓLEO NO BRASIL

BP controla vazamento de petróleo no Golfo do México

Brasil pode ter novo reservatório gigante de petróleo, diz ANP

Brasil tem 3º maior campo de petróleo do mundo

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.