Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Lula diz que acordo nuclear com Irã não pode ser desperdiçado

 

Lula diz que acordo nuclear com Irã não pode ser desperdiçado

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que o acordo nuclear assinado com o Irã e mediado por Brasil e Turquia é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada.

"Acreditamos que é a flexibilidade, não o dogmatismo que aproxima os povos. É esse espírito que nos guiou na negociação com o Irã... e constitui uma oportunidade que não pode ser desperdiçada", disse Lula em Brasília em discurso ao lado do primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan.

Lula afirmou que é necessário que os países envolvidos nas negociações com o Irã pensem em diálogo e não em confronto e que se o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) tivesse membros permanentes sem armas nucleares, o diálogo com Teerã seria "mais fácil".

"É preciso que as pessoas digam claramente se querem construir possibilidade de paz ou se querem construir possibilidade de conflito", disse Lula.

Brasil e Turquia mediaram há duas semanas em Teerã um acordo com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que prevê a troca de combustível nuclear com a República Islâmica.

O Irã é acusado pelas principais potências ocidentais de usar seu programa nuclear como disfarce para a produção de armas, o que Teerã nega.

Sob o acordo, o governo iraniano comprometeu-se a enviar parte de seu urânio baixamente enriquecido à Turquia para receber em troca o combustível especialmente processado para um reator utilizado para fins medicinais.

No entanto, horas depois do anúncio do acordo, as potências lideradas pelos Estados Unidos aprovaram o esboço da quarta rodada de sanções do Conselho de Segurança da ONU contra o país.

Para o premiê turco, o momento não é adequado para discutir sanções ao Irã. Ele acrescentou que os países que criticam o acordo mediado por ele e Lula são "invejosos".

"Os países que estão criticando são países que têm armas nucleares e isso é muito contraditório", declarou Erdogan. Segundo ele, o Irã reafirmou à Turquia que não tem planos de construir armas nucleares.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Acordo para controlar material nuclear

ENGENHARIA NUCLEAR NO BRASIL

ENERGIA NUCLEAR NO BRASIL

Irã tem nova proposta nuclear

FÍSICA NUCLEAR NO BRASIL

EUA possuem mais de 5.000 ogivas nucleares

EUA e Rússia reduzem arsenal nuclear

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.