Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Saques e confrontos após terremoto no Chile

 

Saques e confrontos após terremoto no Chile

A cidade chilena de Concepción --a segunda maior do Chile e a mais devastada pelo terremoto de 8,8 graus do final de semana-- ficou fora de controle nesta segunda-feira, atingida por saques, roubos e confrontos, o que obrigou o governo a reforçar a presença militar.

Concepción, cerca de 500 quilômetros ao sul de Santiago, é a segunda maior cidade do Chile, com 670 mil habitantes. Na cidade, milhares de pessoas sem luz, água ou comida saquearam lojas, e alguns aproveitaram para levar também televisores e lavadoras.

"Não são aceitáveis os saques e a delinquência", disse a presidente Michelle Bachelet.

O governo impôs no domingo um toque de recolher em Concepción, o que não ocorria desde a ditadura de Augusto Pinochet (1973-90). Apesar da medida, um supermercado foi incendiado hoje, e um grupo invadiu um quartel dos bombeiros em busca de gasolina e água, agredindo soldados e danificando instalações e veículos.

Tragédia

O terremoto de magnitude 8,8 na madrugada de sábado (27) deixou mais de 700 mortos, além de prejuízos bilionários. A empresa Air Worldwide, especializada em avaliar o impacto financeiro de desastres naturais, disse nesta segunda-feira que o prejuízo total no Chile pode ultrapassar US$ bilhões [cerca de R$ 26 bilhões].

A prefeita Jacqueline van Rysselberghe disse que "os saqueadores estão mais organizados" e "ameaçam a cidade". Ela pediu ao governo o envio de mais soldados para tentar restaurar a ordem. A polícia lançou gás lacrimogêneo contra os saqueadores.

Desde a noite de domingo, os saques ocorrem também em residências, onde os moradores tentam se organizar para se defender. Num ambiente de guerra, duplas de militares se postam em cada esquina do centro da cidade.

Os policiais trocaram o uniforme tradicional por capacetes e coletes à prova de balas. Helicópteros sobrevoam a cidade, e dezenas de blindados começaram a desfilar pelas ruas.

As poucas pessoas com acesso à distribuição oficial de alimentos estavam sob escola policial para evitar roubos e agressões.

"A ajuda do governo tem sido lentíssima, muito lenta. Os militares só chegaram ontem, e isso não basta para controlar a situação. Os moradores de onde eu moro se organizaram para nos defender, porque estão saqueando casas", disse a professora Carolina Contreras, 36.

A Marinha disse que 300 soldados começaram a chegar hoje para ajudar nas tarefas de segurança na cidade e no porto vizinho de Talcahuano.

Capital

A capital Santiago, a cerca de 320 quilômetros do epicentro, foi atingida duramente pelo sismo. O aeroporto internacional está fechado por a menos 24 horas uma vez que o terremoto destruiu calçadas e quebrou vidros de portas e janelas.

O metrô da capital foi fechado e os transportes ficaram limitados por causa das centenas de ônibus que ficaram presos devido a uma ponte que foi danificada pelo tremor.

Segundo a polícia, mais de cem pessoas morreram em Concepcion, a maior cidade da área próxima do epicentro, com cerca de 200 mil habitantes. Muitas ruas da cidade ficaram cobertas de escombros, e centenas de detentos escaparam da penitenciária após o tremor.

Em 1960, o Chile foi atingido por um terremoto de magnitude 9,5, um dos mais fortes já registrados. O tremor devastou a cidade de Valdivia, matou 1.655 pessoas e causou um tsunami que atingiu a Ilha da Páscoa, distante 3.700 quilômetros da costa chilena. A onda continuou e chegou ao Havaí, Japão e Filipinas. As ondas que chegaram nas Filipinas demoraram cerca de 24 horas para atingir o país.

O terremoto deste sábado foi sentido em São Paulo e também nas Províncias argentinas de Mendoza e San Juan. Uma série de abalos subsequentes atingiram a região costeira do Chile.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Lula chega ao Chile para expressar solidariedade

Avião com ajuda ao Chile cai e morrem os 6 ocupantes

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.