Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Massa

 

Cinzas vulcânicas obrigam Europa a cancelar mil voos

LONDRES (Reuters) - As cinzas vulcânicas da Islândia levaram na segunda-feira ao cancelamento de cerca de mil voos no norte da Europa, mas a previsão para a semana é de melhoras.

Vários aeroportos movimentados, como os de Heathrow (Londres) e Schiphol (Amsterdã), passaram horas fechados devido às cinzas, que podem afetar superfícies aerodinâmicas, motores e sistemas de navegação de grandes aviões.

A Eurocontrol (agência europeia do tráfego aéreo) disse que os transtornos de segunda-feira afetam cerca de 1.000 dos 28 mil voos diários na Europa. O problema, no entanto deve ser transitório.

"Ao longo do dia, a atual nuvem deve se dispersar", disse nota da agência. "Haverá atrasos nos voos também devido ao congestionamento no espaço aéreo adjacente às áreas fechadas."

O espaço aéreo holandês reabriu às 11h (8h em Brasília), e o check-in em Schiphol já havia voltado a funcionar, embora um porta-voz tenha dito que os voos propriamente ditos iriam demorar um pouco mais para serem retomados.

Na Grã-Bretanha, os aeroportos de Heathrow e Gatwick reabriram após passarem a noite fechados. Os passageiros foram alertados de que atrasos e cancelamentos continuarão ocorrendo durante a segunda-feira.

As autoridades britânicas de tráfego aéreo atenuaram as restrições de voos, graças à mudança na direção das cinzas. Ainda há restrições na Irlanda do Norte e nas ilhas Shetland, ao norte da Escócia.

Meteorologistas britânicos disseram que o vento tende a empurrar a nuvem para sudoeste na segunda e terça-feira, melhorando a situação na Grã-Bretanha e no norte da Europa.

No mesmo passado, as cinzas do vulcão islandês já levaram à interdição de grande parte do espaço aéreo europeu durante uma semana, provocando transtornos para centenas de milhares de passageiros no mundo todo.

O secretário (ministro) britânico de Transportes, Philip Hammond, disse que as autoridades da aviação e os fabricantes de aeronaves estão avaliando se é conveniente permitir que os aviões viajem em meio a densidades maiores de cinzas vulcânicas.

 

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Vulcão na Islândia segue ativo

VULCANOLOGIA NO BRASIL

GEOLOGIA E GEOFÍSICA NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.