Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Ataques deixa 78 mortos e mais de 200 feridos em centro financeiro na Índia

 

Ataques deixa 78 mortos e mais de 200 feridos em centro financeiro na Índia

Um grupo desconhecido chamado Deccan Mujahideen assumiu a autoria da série de tiroteios promovida nesta quarta-feira na cidade de Mumbai, centro financeiro da Índia. Pelo menos 78 pessoas morreram e cerca de 200 ficaram feridas, de acordo com secretário-chefe do Estado de Maharashtra, do qual a cidade de Mumbai é capital.

De acordo com a agência de notícias indiana Press Trust of India, o grupo enviou e-mails para os meios de comunicação assumindo a autoria do ataque. Nos últimos anos, a Índia sofreu diversos ataques a bomba, a maioria atribuídos a militantes islâmicos. Extremistas hindus também foram presos recentemente suspeitos de ataques.

Informações preliminares indicam que pessoas ainda são mantidas reféns pelos atiradores nos dois hotéis de luxo atacados, o Taj e o Oberoi. Explosões são ouvidas dentro de ambos os hotéis mesmo horas após o fim dos tiroteios nas ruas, conforme a IBN, filiada da rede de TV americana CNN na Índia.

Tropas militares teriam invadido o Oberoi, mas ainda não há confirmação sobre reféns.

Testemunhas disseram às TVs locais acreditar que os alvos dos atiradores fossem cidadãos americanos e britânicos. Por conta disso, a Casa Branca --que já se pronunciou em repúdio aos ataques-- irá monitorar eventuais negociações envolvendo reféns.

"Eu acho que eles estavam atrás de estrangeiros, porque perguntavam por passaportes britânicos ou americanos", afirmou o britânico Rakesh Patel, que mora em Hong Kong e estava hospedado no Taj durante uma viagem de trabalho. "Eles vieram do restaurante e levaram todos para cima. Eram jovens de talvez 20 ou 25 anos, e tinham duas armas", relatou Patel ao canal local NDTV.

Outra testemunha, Alex Chamberlain, também relatou à TV local que ouviu os criminosos questionando a nacionalidade das vítimas. "Eles perguntavam de britânicos e americanos especificamente. Havia um rapaz italiano a quem eles perguntaram 'de onde você é' e ele disse que era da Itália e eles responderam 'tá bom' e o deixaram ir."

Ataques

Segundo o site "Times of India", os ataques começaram na estação de trem Chhatrapathi Shivaji Terminus. Em seguida, houve a explosão de um táxi em Mazegaon --na qual teriam morrido três pessoas-- e os tiroteios nos hotéis Taj e Oberoi. TVs locais mostraram feridos saindo do Taj sobre carrinhos para bagagens.

"Eu estava no saguão do hotel quando um homem começou a atirar e as pessoas começaram a correr", disse Sajjad Karim, que também estava no Taj e integra um grupos de legisladores da Europa que estavam em visita a Mumbai. "Um homem começou a atirar a todos os lados e veio na minha direção. Eu saí correndo para a cozinha do hotel."

Outros alvos foram o restaurante Leopold, famoso entre turistas; um hospital e um posto policial. "Estamos sob o fogo, há tiroteio no portão", disse o policial A. Shetti por telefone à Associated Press.

Histórico

Nos últimos anos, a Índia tem sido alvo de ataques a bomba que a polícia atribui a militantes muçulmanos incumbidos de desestabilizar o país. Desde outubro de 2005, aproximadamente 700 pessoas morreram em ataques a bomba. Em maio, um grupo militante indiano organizou um atentando que provocou a morte de mais de 130 pessoas.

Em setembro, uma série de explosões atingiu um parque e áreas comerciais lotados na capital, Nova Déli, matando cerca de 21 pessoas e ferindo outras cem.

Mumbai foi atingida várias vezes por atentados terroristas desde março de 1993, quando houve um confronto entre muçulmanos e paquistaneses causando uma série de bombardeios na Bolsa de Valores, trens, hotéis e postos de combustíveis. As autoridades afirmaram que os atentados causaram a morte de 257 pessoas, além de ferir mais de 110.

Dez anos mais tarde, em 2003, 52 pessoas foram mortas atentados m Mumbai em confronto com militantes muçulmanos. Em julho de 2007, uma série de sete explosões próximas a uma estação ferroviária causaram a morte de pelo menos 187 pessoas nos ataques.

As relações entre hindus, que são mais de 80% da população da Índia, e muçulmanos, que são 14%, têm sido relativamente pacífica desde foi declarada a separação entre a Índia e o Paquistão em 1947. Mas houve surtos esporádicos de violência.

Fonte: folha.uol.com.br

Espanha dá asilo a filho de Bin Laden, Omar Bin Laden

George W. Bush, deixou o Iraque após visita surpresa ao país

GUERRA FRIA NO BRASIL

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL NO BRASIL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NO BRASIL

GUERRA DOS FARRAPOS NO BRASIL

GUERRA DE CANUDOS NO BRASIL

GUERRAS HISTÓRICAS NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.