Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

O medo de falar em público

 

O medo de falar em público

Há anos que nos Estados Unidos circulou uma pesquisa que refletia o temor de seus cidadãos de falar em público, maior que o medo da morte, o que levou o comediante Jerry Seinfeld a comentar, em forma de brincadeira, que a maioria das pessoas preferia estar dentro de um caixão do que falando para amigos e parentes de quanto o falecido era bom.

Esta lembrança, resgatada do livro "Técnicas para Falar em Público", dos americanos Deb Gottesman e Buz Mauro, parece exagerada, mas é inegável que fazer um discurso pode ser uma experiência aterrorizadora. Para Luis Serra, diretor de uma companhia de seguros, "o frio na barriga não desapareceu", apesar de já estar há mais de cinco anos dando cursos de formação para jovens talentos de empresas. "Antes de começar você nota um suor anormal nas mãos, tenta falar com uns e com outros, mas sua cabeça está centrada única e exclusivamente no começo de sua conversa", explica.

Ana Rodríguez, professora com mais de 20 anos de experiência, explica as mesmas sensações. Após uma reunião com os pais de seus alunos, esta docente assegura que se sente tão nervosa quanto no primeiro dia."O que caracteriza os bons oradores não é tanto que não sofram tremores, mas que não deixem que eles os afetem", dizem Gottesman e Mauro em seu livro.


Deve-se treinar para falar em público

Este pânico de falar em público é habitual na maioria da população, e foi uma das razões pela quais muitas pessoas perderam grandes ofertas de emprego ou possibilidades de ascensão em suas empresas. Nos últimos anos, cada vez mais pessoas recorrem a profissionais da comunicação para fazer um treinamento e dominar as situações que acontecem na hora de falar em público. "Desde o comercial de empresa que diariamente apresenta e vende seu produto, até o alto diretor ou dirigente político, cujo cargo o obriga a comparecer regularmente perante autoridades públicas e meios de comunicação", explica Yuri Morejón, diretor da empresa Yescom Consulting. Para este consultor político e treinador de porta-vozes, "o medo de enfrentar um auditório sempre existe. E é bom que seja assim: é a melhor maneira de ficar alerta".

Nisso concordam os autores Gottesman e Mauro. "Ficar um pouco nervoso lhe dará a força necessária para realizar uma exposição de grande nível". Morejón diz que o medo de falar em público se vence com preparação e prática. "A preparação é a base do sucesso. Quanto mais preparação, menos espaço deixaremos à improvisação e aos erros".

Não perder a gravidade
 

Cada vez é mais frequente que os políticos se submetam a treinamentos para preparar e simular comparecimentos públicos em televisão, entrevistas de rádio, rodas de imprensa, comícios, debates eleitorais e situações críticas como um escândalo, um atentado ou uma derrota eleitoral.

"Da mesma maneira que um goleiro treina a consciência antes de uma final para caso a partida seja decidida nos pênaltis, ou que um piloto de avião passa pelo duro treinamento dos simuladores de voo - para conhecer e se preparar para as situações mais complicadas durante a decolagem, o voo e a aterrissagem -, os políticos e os diretores de empresa também devem treinar para cada discurso", dá como exemplo este especialista em treinamento de políticos.

"O objetivo é comunicar de maneira segura, crível e atrativa suas mensagens e manter o controle perante qualquer circunstância, público ou jornalista", diz. "Um discurso acertado pode fazer a diferença!", especifica o especialista. Outro dos medos das pessoas que falam em público é de ter um "branco". Como sair desta situação? Com naturalidade e um sorriso, recomendam outros especialistas deste tema.

"Normalmente temos um branco porque temos muitas ideias que dizer mas só uma boca, o que nos faz ter essa paralisia. Um truque dado pelos assessores é preparar fichas com as ideias principais e basear o discurso nelas", especifica Morejón.


Mas o que dizer? Mensagens curtas, diretas e claras
 

"Três mensagens são mais que suficientes. Assim, teremos a opção de repeti-las durante a exposição e conseguir que as pessoas lembrem pelo menos uma delas. Se falamos, além disso, com exemplos e linguagens facilmente entendíveis, a mensagem será bem-sucedida. Será simples, atrativa, e sobretudo, lembrada", acrescenta o especialista.
Um aspecto que nos ajudará em nosso discurso é conhecer o perfil do público ao qual nos dirigiremos, "assim poderemos moldar nossa mensagem a seus conhecimentos", aponta para concluir Yuri Morejón.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte: br.noticias.yahoo.com

Com medo de seqüestro, mexicanos implantam chips

Saiba como começou a Crise Financeira

PLÁSTICAS MAIS PROCURADAS PELOS HOMENS NO BRASIL

Jaqueline Khury, do BBB8, livre de pudores em ensaio sensual

Mel C não queria voltar com as Spice Girls

PLÁSTICA NOS SEIOS NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.