Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Obama pede ligação entre EUA e China

 

Obama pede ligação entre EUA e China

WASHINGTON (Reuters) - O presidente norte-americano, Barack Obama, pediu nesta segunda-feira uma cooperação mais profunda entre Estados Unidos e China e destacou uma ampla agenda para um relacionamento positivo entre os dois países.

Obama abriu um evento de dois dias de duração entre autoridades dos EUA e da China para tratar da crise econômica global, mudanças climáticas e da disputa com a Coreia do Norte sobre armas nucleares.

"O relacionamento entre EUA e China vai moldar o século 21, o que o torna tão importante quanto qualquer relação bilateral no mundo", afirmou Obama.

Tanto Obama quanto o secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, evitaram qualquer menção sobre moedas --um tema sensível entre os dois países.

O governo Obama tem procurado tratar de alguns dos principais assuntos que dividiram os países no passado de forma educada, como a manipulação da moeda chinesa na visão dos EUA e a repressão de minorias étnicas.

Obama também mencionou os direitos humanos, dizendo que os dois os países acreditam que a religião e a cultura das pessoas devem ser respeitadas. "Isso inclui as minorias étnicas e religiosas na China, assim como certamente inclui as minorias dentro dos EUA", afirmou.

A maior parte dos comentários de Obama concentrou-se no relacionamento econômico entre EUA e China e como os países devem trabalhar juntos para ajudar na recuperação do crescimento econômico.

"A crise atual deixou claro que as escolhas feitas dentro de nossas fronteiras repercutem na economia global --e isso é válido não somente para Nova York e Seattle, mas também para Xangai e Shenzhen", disse Obama.

"É por isso que precisamos continuar comprometidos com uma forte coordenação bilateral e multilateral."

Obama disse ainda que os EUA e a China podem promover estabilidade financeira por meio de mais transparência e uma reforma regulatória e pelo livre comércio, além de procurando concluir "uma desejada e equilibrada Rodada de Doha".

Obama também destacou uma agenda para tratar da recusa da Coreia do Norte em desistir de armas nucleares.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

ENCONTRO DO PAPA BENTO 16 COM OBAMA

Obama lidera discussão climática

Obama suspende julgamentos em Guantánamo

FOTOS DE BARACK OBAMA

BARAK OBAMA BRANCO

Irã pressiona Obama por nova política para Oriente Médio

Obama impulsiona relação com Cuba

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.