Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

SÍNDROME DO OLHO SECO - SÍNTOMAS E TRATAMENTO

 

SÍNDROME DO OLHO SECO - SÍNTOMAS E TRATAMENTO

O clima do inverno paulistano pode agravar várias doenças típicas da época. Uma delas é a síndrome do olho seco, que afeta cerca de 10% da população adulta em todo o mundo, especialmente nas metrópoles, onde a poluição não dá trégua. Felizmente, o problema tem tratamento.

Olho seco é a segunda maior causa de atendimento nos consultórios oftalmológicos, depois de refração, e quando não diagnosticada e corretamente tratada, pode evoluir para lesão da superfície ocular e, em alguns casos, até à perda da visão.

Irritação

"O olho seco é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima", diz o Dr. José Álvaro Pereira Gomes, médico oftalmologista, professor da Unifesp/EPM e presidente-científico da Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco (Apos). "Os sintomas são de ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente do computador e olhos embaçados ao final do dia", explica.

No Brasil, estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas sofrem com a doença, que está diretamente relacionada à exposição a determinadas condições do meio ambiente (poluição, computador), idade avançada, menopausa nas mulheres, medicamentos (anti-histamínicos, anti-hipertensivos, anti-depressivos), uso incorreto de lentes de contato, trauma (queimaduras térmica e química), doenças reumatológicas, e outras doenças do sistema imunológico (penfigóide, Síndrome de Stevens-Johnson).

Alerta e tratamento

Embora pareça um aborrecimento menor, a síndrome do olho seco é potencialmente séria, pois pode causar processo inflamatório crônico perpetuando a falha da lubrificação pelos componentes da lágrima, essencial para a manutenção da vitalidade das células da superfície ocular. Este distúrbio pode produzir áreas secas sobre a conjuntiva e córnea, o que facilita o aparecimento de lesões.

O tratamento para o olho seco é essencialmente sintomático. São três estágios:

Substituição da lágrima: lágrimas artificiais. Existem as viscosas para quadros mais secos e as aquosas.

Conservação da lágrima: a oclusão dos pontos lacrimais pode ser feita com plugs provisórios ou permanentes de silicone dentro dos ductos lacrimais. Os plugs podem ser introduzidos no olho manualmente pelo médico sem que o paciente sinta dores.

Estimulação da produção de lágrimas: alguns estudos estão sendo realizados para avaliar a importância da chamada "dieta no tratamento do olho seco". A dieta consiste na maior ingestão do ácido graxo essencial Ômega 3. A dieta deve ser rica em vitamina E, vitamina A e suplementos com Ômega 3 (nozes, sementes de linhaça e verduras), e também evitar carboidratos, gorduras e carne de vaca.

Sintomas

Você já teve alguns dos sintomas oculares abaixo?

- Sensação de queimação

- Sensação de ardência

- Coceira ou sensação de corpo estranho e areia nos olhos

- Riscamento

- Fotofobia

- Sensação de mucos nos olhos (purulência)

Se respondeu sim para um ou mais dos sintomas acima, você pode ter olho seco. É importante conversar com seu oftalmologista. A Associação dos Portadores de Olho Seco (Apos), uma organização não governamental sem fins lucrativos e independente oferece apoio, educação e informação a todos os familiares e pacientes .

Associação dos Portadores de Olho Seco - Rua Tamandaré, 693, 1º andar; (11) 3208-8727, e-mail apos@apos.org.br e site www.apos.org.br .

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Australiano se salva enfiando dedo em olho de tubarão

Madonna usa óculos escuros para esconder olho roxo

COMO COMBINAR SOMBRA E BATOM NO BRASIL

Morre cão mais feio do mundo

ERROS TÍPICOS DA MAQUIAGEM NO BRASIL

TOXINA BOTULÍNICA NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.