Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Cómo financiar seu carro novo

 

Cómo financiar seu carro novo

O governo federal anunciou nesta segunda-feira a prorrogação de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos novos. Se por um lado a medida estimula as montadoras a produzir e a manter o nível de emprego, por outro, os brasileiros têm mais três meses para comprar automóveis um pouco mais baratos.

Segundo especialistas, é uma boa oportunidade para adquirir um carro 0 km, à medida que o crédito é restabelecido e as taxas de juros estão decrescendo, mas é necessário ter cuidado para não comprometer o orçamento diante das incertezas da crise global.

"É um bom momento para comprar. (Com a prorrogação de isenção do IPI) não precisa ter pressa, há tempo para procurar as melhores alternativas. Entretanto, temos muita incerteza pela frente, e o carro é um bem que custa muito mais do que uma geladeira ou um fogão", ressaltou Miguel José Ribeiro de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Se as despesas com um carro cabem no orçamento e você decidiu pela aquisição do bem, consultores financeiros aconselham que sempre é mais vantajoso poupar para comprar o carro à vista. Mas como o valor é muito alto para grande parte da população, o financiamento é a saída mais utilizada pelos brasileiros, já que o consórcio não dá o conforto de sair dirigindo a nova aquisição em poucos dias.

Leasing ou CDC?
De acordo com especialistas, o comprador deve ter muita atenção na hora de sentar à mesa e fechar um contrato de financiamento, seja por leasing ou Crédito Direto ao Consumidor (CDC) - as duas formas mais utilizadas no mercado. Na primeira, o veículo não é diretamente registrado no nome do comprador e fica alienado ao banco até o fim do contrato, enquanto na segunda o bem vai direto para o nome do comprador.

"O leasing tem custo mais baixo, já que não paga IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Mas a diferença é muito pequena com a redução dos impostos", apontou Alcides Leite, professor de mercado financeiro da Trevisan Escola de Negócios, lembrando do corte no IOF de 3% para 1,5% ao ano, promovida pelo governo em dezembro para incentivar a oferta de crédito no País.

O vice-presidente da Anefac ressaltou que a diferença entre os dois é de cerca de 10%. Por exemplo, se o juro é de 1,8% no CDC, deve ficar em 1,6% para o leasing. Ainda de acordo com Oliveira, o juro para carros novos e usados está em média a 2,99% ao mês, variando entre 1,6% e 2,2% para carros novos.

Além do valor, há diferenças entre os dois, que podem beneficiar alguns e atrapalhar outros. "Em caso de atraso de pagamento no leasing, o banco consegue tomar o carro muito mais rapidamente. No CDC, o carro está em seu nome e tem como transferir a dívida para o outro em situações como esta, além disso a retomada do bem pelo banco é muito mais demorada. Se o juro for parecido, deve preferir o CDC", apontou Oliveira.

Já se você esperar receber uma bolada e pretende antecipar algumas parcelas ou quitar o veículo antes do prazo, o leasing não é muito vantajoso. "No leasing, você paga e não tem desconto. No CDC, você tem o desconto dos juros embutidos na parcela", explicou o vice-presidente da Anefac.

Como não há aquisição de patrimônio (até o fim do contrato), o leasing pode ser uma boa opção para pessoas jurídicas, porque dá a possibilidade de abater os gastos mensais no Imposto de Renda (IR). "O leasing é bom negócio porque não aumenta o patrimônio e entra como despesa. É bom para quem não quer que apareça na declaração (do IR) a aquisição do automóvel", explicou Leite.

Entrada
Para o presidente da Anefac, a entrada deve ser no maior valor possível. "Quanto maior a entrada, mais barato vai ficar o automóvel. Uma entrada de 50% seria o ideal, porque geralmente te dá possibilidade de parcelar a diferença em até 24 pagamentos sem juros", sugeriu.

No entanto, é preciso tomar cuidado para não dar todas as economias na entrada do carro e ficar sem uma poupança neste momento de instabilidade. Segundo Oliveira, a reserva estratégica de segurança deve dar seis meses do salário, ou seja, se a renda for de R$ 3 mil, o aconselhável é ter pelo menos R$ 18 mil guardados. "Seis meses é o prazo médio de recolocação no mercado de trabalho", explicou.

Dicas
- O mercado espera uma nova redução da taxa básica de juro (Selic) na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em 28 e 29 de abril. Assim, quem puder esperar até lá pode se beneficiar com mais uma pequena queda dos juros ao consumidor cobrados pelos bancos.

- Os bancos passam parte do ganho com a operação financeira para loja, por isso o vendedor geralmente não mostra a melhor opção de financiamento logo de cara. Peça para fazer a simulação com diversas instituições e consulte também o seu banco.

- Modelos com estoques elevados têm maior flexibilidade e você tem mais poder de barganha, ao contrário de veículos com fila de espera. Caso dê preferência aos menos requisitados, é mais fácil ganhar vantagens, como opcionais e acessórios.

- Mesmo que os preços sejam sugeridos pelas montadoras, não quer dizer que todas as concessionárias vão ter o mesmo preço. É importante pesquisar.

 

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte: br.invertia.com

Carro usado paga menos IPVA em 2009

Os Carros mais recomendados

Desconto para carros termina em março

Regulamento da concessão urbanística de Kassab

Carro muda de cor de acordo com humor do motorista

Marca suíça cria carro que sabe mergulhar

FIAT NO BRASIL

CHEVROLET NO BRASIL

MARCAS E MODELOS DE AUTOMÓVEIS NO BRASIL

VOLKSWAGEN NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.