Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Sites no Brasil - Noticias destacadas da Copa do Mundo Sudafrica 2010

 

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA ESLOVÊNIA

Com uma população de apenas dois milhões de pessoas, a pequenina Eslovênia teve que brigar com adversários muito maiores para assegurar uma vaga na Copa do Mundo da FIFA. Quando se leva em conta que a equipe superou Polônia, República Tcheca e, para completar, Rússia (com seus 142 milhões de habitantes) e conquistou um lugar na África do Sul, o feito se transforma quase em um milagre. A participação no torneio de 2010 será apenas a segunda do jovem futebol esloveno na história do maior evento do planeta, mas a seleção está determinada a levar adiante a dura batalha contra o improvável e surpreender mais uma vez no momento em que estiver diante dos melhores do mundo.

O caminho à África do Sul
Quando as chaves das eliminatórias europeias foram sorteadas, muitos previram que o Grupo 3 seria dominado por República Tcheca e Polônia, duas seleções que haviam se classificado tanto para a Alemanha 2006 como para a Euro 2008. Mas, com o passar dos jogos, as favoritas acabaram virando meras coadjuvantes da arrebatadora disputa entre a dupla Eslovênia e Eslováquia.

O sucesso esloveno se baseou em uma defesa que foi indiscutivelmente a melhor de toda a zona europeia. É verdade que nas estatísticas a Holanda aparece com um número menor de gols sofridos, mas a seleção de Bert van Marwijck disputou dois jogos a menos do que a Eslovênia, que só foi vazada quatro vezes em dez jogos na fase de grupos. Além disso, a surpreendente equipe do técnico Matjaz Kek só viu a liderança e a consequente vaga direta escaparem na última rodada, quando a mesma Eslováquia que os eslovenos tinham batido tanto em casa quanto fora conquistou uma inesperada vitória por 1 a 0 contra a Polônia no campo adversário.

Apesar da impressionante força demonstrada pela Eslovênia, era evidente a satisfação da Rússia com a definição da repescagem. O atacante Alexander Kerzhakov, por exemplo, estava entre os que descreveram o sorteio como "favorável" à seleção de Guus Hiddink. Mas eles estavam enganados. No primeiro jogo, em Moscou, tudo parecia correr conforme o roteiro esperado quando a Rússia abriu dois gols de vantagem, mas os visitantes se recusaram a esmorecer e apimentaram a partida de volta com o gol de Nejc Pecnik, diminuindo o placar a apenas dois minutos do fim. Com o palco montado e os ingredientes de um grande confronto à mão, a Eslovênia se superou com uma atuação memorável em Mirabor, onde o gol solitário de Zlatko Dedic provocou uma das maiores zebras dos últimos anos em eliminatórias.

As estrelas
O elenco da Eslovênia não é o melhor lugar para se procurar por grandes astros do futebol. Mas, embora o sucesso da seleção tenha sido construído na força do grupo e no espírito coletivo, o técnico Kek não pode reclamar da falta de talentos individuais. Sem dúvida, o mais conhecido deles é o atacante do Colônia Milivoje Novakovic, que fez cinco gols nas eliminatórias e que, aos 30 anos, se aproxima da Copa do Mundo da FIFA no auge da forma. O goleador, nascido na capital Ljubljana, é uma das três peças que compõem a espinha dorsal da Eslovênia. Ele, o goleiro Samir Handanovic e o talentoso meia e capitão Robert Koren formam o triunvirato da seleção, segundo o próprio Novakovic.

O técnico
Conhecido mais pela capacidade de liderança do que por algum grande talento natural, Matjaz Kek já havia passado dos 30 anos quando venceu o seu primeiro e único jogo pela seleção da Eslovênia, em 1992. Foi no Maribor, clube pelo qual conquistou três títulos consecutivos já nos últimos anos da carreira como jogador, que ele teve a primeira chance como técnico, em 2000. Após um período de seis anos de relativo sucesso, Kek foi trabalhar na Federação Eslovena de Futebol, inicialmente como responsável pelas seleções sub-15 e sub-16. Em janeiro de 2007, porém, foi promovido a treinador da equipe principal e, desde então, superou todas as expectativas ao conduzir a modesta seleção de volta ao maior evento do futebol mundial. Como disse o próprio Kek após vencer o duelo com a Rússia: "A Eslovênia realizou um sonho."

Participação anterior
Tendo em vista que a Eslovênia só conquistou a independência da Iugoslávia em 1991, a história do futebol esloveno é menor do que a da maioria dos adversários na África do Sul 2010. Por outro lado, o país pode se orgulhar de ter se classificado para a Copa do Mundo da FIFA já na segunda tentativa, quando a seleção comandada pelo técnico Srecko Katanec derrotou adversários como Suíça e, ironicamente, Iugoslávia para garantir uma vaga na Coreia/Japão 2002. Infelizmente, contudo, os estreantes não foram tão bem quanto esperavam. O astro do time, Zlatko Zahovic, foi mandado de volta para casa devido a uma briga com Katanec após a derrota no primeiro jogo, e a seleção acabou perdendo os outros dois compromissos da decepcionante fase de grupos.

O que eles disseram:
"Para um país pequeno como o nosso, a classificação para a Copa do Mundo é uma conquista incrível. Antes do início das eliminatórias, ninguém dava nada por essa jovem seleção. Mas agora os jogadores e todo o país estão orgulhosos do nosso sucesso. Queremos mostrar que, sendo um país pequeno como somos, podemos competir com os melhores."
Milivoje Novakovic, atacante da Eslovênia

Fonte

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA ESPANHA

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA ESLOVÁQUIA

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA DINAMARCA

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA COSTA DO MARFIM

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA COREIA DO SUL

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA COREIA DO NORTE

SELEÇÕES DE FUTEBOL DA COPA DO MUNDO 2010 NA ÁFRICA DO SUL

 

Veja historial de notícias da copa do mundo Sudafrica 2010

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.