Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Sites no Brasil - Noticias destacadas da Copa do Mundo Sudafrica 2010

 

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA FRANÇA

A classificação à África do Sul 2010 representou uma marca inédita para a França. Afinal, pela quarta vez consecutiva o país se garantiu na Copa do Mundo da FIFA. Até então, os franceses nunca haviam sido tão regulares. Considerada uma seleção de bom nível graças a campanhas consistentes desde 1930 e à produção de grandes jogadores, a França ganhou prestígio no final dos anos 1990 e passou a fazer parte dos grandes do futebol mundial. A partir de agora, ela entra em cada competição com um objetivo claro: o de ser campeã.

A seleção de Zinédine Zidane, Laurent Blanc, Didier Deschamps e Fabien Barthez foi a responsável pela evolução ao conquistar a Copa do Mundo da FIFA 1998, algo que a geração anterior não conseguira. Anos antes, Michel Platini, Alain Giresse, Luiz Fernandez e Jean Tigana haviam liderado o país em campanhas históricas, mas que se encerraram nas semifinais tanto na Espanha 1982 como no México 1986.

Apesar da queda de produção entre 2002 e 2006, a França voltou a mostrar força e por pouco não conquistou o bicampeonato na Alemanha, perdendo o título para a Itália na decisão por pênaltis. Mesmo sem contar com Zidane desde o fim daquela Copa, o país não perdeu a condição de potência mundial graças à constante revelação de jogadores -como os casos mais recentes de Franck Ribéry, Karim Benzema e Yohann Gourcuff.

O caminho rumo à África do Sul
A classificação foi sofrida. Assim, os jogadores e torcedores não esconderam a felicidade pela vaga garantida na África do Sul 2010. Na partida de volta da repescagem das eliminatórias europeias contra a Irlanda, a França teve trabalho, mas conseguiu o empate em 1 a 1 no segundo tempo da prorrogação. O jogo, aliás, foi um bom resumo do caminho complicado que o país enfrentou no Grupo 7 da fase de classificação. Nele, a seleção foi superada pela Sérvia, encontrou grande resistência de Romênia e Lituânia e ainda decepcionou com uma atuação pífia na derrota por 3 a 1 para Áustria.

Pressionados, os jogadores comandados por Raymond Domenech ao menos responderam com personalidade e conseguiram um empate heróico com a Sérvia em 1 a 1 após saírem atrás no placar e terem o goleiro Hugo Lloris expulso logo no início. Na sequência, garantiram o segundo lugar da chave com uma goleada sobre as Ilhas Faroe (5 a 0) e com a revanche contra a Áustria (3 a 1). Após a dura campanha, os pessimistas se uniram para reclamar da falta de objetividade da equipe e para fazer previsões nebulosas para o Mundial africano. Já os otimistas preferiram exaltar a forma pela qual a vaga foi obtida, lembrando que nas eliminatórias para 2006 ela também veio com sacrifício. Naquela ocasião, o desempenho na Copa do Mundo da FIFA acabou apagando o drama enfrentado anteriormente.

O técnico
Desde que assumiu o comando da seleção, Raymond Domenech nunca alcançou a unanimidade entre os torcedores franceses. Exaltado pela facilidade em se comunicar com os jogadores, ele foi criticado exatamente por não conseguir unir o grupo na decepcionante participação na Euro 2008. Apesar de nunca ter conquistado um título, Domenech já é o treinador que mais tempo passou no comando da seleção francesa, com o segundo lugar na Copa do Mundo da FIFA Alemanha 2006 como ponto alto de uma carreira marcada pela rápida ascensão.

Depois de treinar Mulhouse e Lyon, ele seguiu diretamente ao comando das categorias de base da França antes de chegar à equipe principal. Como jogador, Domenech foi um zagueiro de bom nível e se destacou ao conquistar títulos nacionais com Strasbourg (1979) e Bordeaux (1984), duas Copas da França com Lyon (1973) e Paris Saint Germain (1982). Domenech chegou a disputar oito partidas pela seleção na década de 1970.

As estrelas
Entre 2006 e 2008, a seleção da França viu mais uma leva de craques da geração de 1998 se despedir ou dos gramados, ou da equipe nacional. Mas as saídas de Zinédine Zidane, Fabien Barthez, Claude Makelélé e Lilian Thuram foram compensadas com a ascensão de outros jogadores capazes de comandar o grupo. Com Patrick Vieira constantemente lesionado, Thierry Henry, último herói da conquista do Mundial, herdou a braçadeira de capitão. Já William Gallas se firmou como pilar da defesa, enquanto Jérémy Toulalan e Lassana Diarra se tornaram indispensáveis no meio-campo. A revelação de Yoann Gourcuff, o talento de Franck Ribéry e a volta por cima de Nicolas Anelka deram mais opções ofensivas a Raymond Domenech. No setor, o treinador ainda pode contar com nomes como Karin Benzema, André-Pierre Gignac, Florent Malouda e até com o ascendente Loïc Remy.

Participação anterior
Doze participações, duas finais e um título. Na mais importante competição do futebol mundial, a França aparece sempre como uma das maiores candidatas. Antes da "era de ouro" de 1998, o país já havia alcançado o terceiro lugar em duas ocasiões, em 1958 e 1986, além de uma quarta posição em 1982.

Números
>> 1 título da Copa do Mundo da FIFA (1998)
>> 2 títulos da Copa das Confederações da FIFA (2001 e 2003)
>> 2 títulos da UEFA Euro (1984 e 2000)

O que eles disseram:
"O objetivo era a classificação. Sabíamos que não seria fácil, mas nunca duvidei da possibilidade. Há dois anos vínhamos sofrendo, mas ninguém nunca deixou de acreditar e havia motivos para isso. Conseguimos com garra o direito de participar de um evento excepcional que é a Copa do Mundo da África do Sul."

Raymond Domenech, treinador da França

Fonte

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA ITÁLIA

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA INGLATERRA

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA HOLANDA

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DE HONDURAS

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA GRÉCIA

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA GANA

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DOS ESTADOS UNIDOS

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA ESPANHA

SELEÇÕES DE FUTEBOL DA COPA DO MUNDO 2010 NA ÁFRICA DO SUL

 

Veja historial de notícias da copa do mundo Sudafrica 2010

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.